terça-feira, 2 de junho de 2009

Convite




"Poesia é brincar com as palavras



Como se brinca



Com bola, papaguaio e pião







Só que



Bola, papagaio e pião



de tanto brincar se gastam







As palavras não:



Quanto mais se brinca



com elas



Mais novas ficam







Como a água do rio



que é água sempre nova







Como cada dia



que é sempre um novo dia"




José Paulo Paes


Acima vimos um gênero textual muito apreciado por professores de lingua portuguesa, a poesia. Por meio dela, a nossa imaginacão pode fluir livremente. Escolhi a poesia "Convite" porque o seu conteúdo nos remete a importância das palavras e como podemos utilizá-las para expressarmos a nossa visão de mundo, a nossa percepcão sobre a realidade.
A partir desta perspectiva , nós, pedagogos em formação devemos buscar na nossa pràtica em sala de aula mostrar a relevância da leitura e da escrita para as crianças, descontruindo aquele viés tradicionalista em que a alfabetização não passa de uma prática mecanicista.
Todas as dicussões feitas em TAELP nos ajuda a repenssar como podemos desenvolver um ensino que esteja aberto às influências dos cotidianos de seus alunos e, ao pensarmos dessa maneira, quebramos com paradigma do aluno como "tábula rasa", sem nenhum tipo de conhecimento.
Ao trabalharmos com a alfabetização partindo dos saberes prévios dos alunos, constatamos que o contexto deaprendizagem da leitura e da escrita de alguma maneira está presente em suas vidas, ou se não, a sala de aula pode( e deve!!!) criá-la a fim de propociar um meio estimulante para a prática da alfabetização.
No texto de Ana Teberosky e Núria Ribera, "Contextos de alfabetização na aula", está presente as diversas situações propícias à aprendizagem da leitura e da escrita e como é possível transpô-las para contexto escolar.
Ao agirmos assim, levaremos os alunos para o delicioso mundo das palavras.

1 comentário:

  1. Nayara, é preciso explorar mais as ideias do texto lido e discutido. Está superficial a reflexão. Aprofunde, apresentando mais elementos apontados pelas autoras.

    ResponderEliminar