quarta-feira, 6 de maio de 2009

Aula do dia 30/04

Me desculpem por não ter comentado antes sobre aula , fiquei um pouco atribulada devido a alguns problemas pessoais mas, ainda dá tempo.
Lembro que conversamos sobre como se dá o processo de alfabetização na maioria das escolas e percebos como a mesma cartilha é usada a décadas e vimos o quanto a escola é retrógrada e me fez lembrar da minha experiencia no C.A (antigo1º) com o alfabeto, a professora colocando todas as letrinhas no quadro e pedindo que as repetissimos junto com ela. Naquele momento fiquei pensando: " Que coisa chata!!!!, isso não é novo pra mim". E não era, nem pra mim e nem para muitos dos meus colegas porque a maioria de nós já tinhamos contato com o alfabeto de alguma forma, por exemplo, através de nomes de brinquedos, embalagens, propagandas ,etc. Partindo dessa análise, vi como processo do ensino da leitura e da escrita é defasada e não acompanha as descobertas feitas por muito teóricos que constataram como a criança já aparece na escola com alguma noção sobre estes dois universos, pois tanto um quanto o outro fazem parte do dia a dia de qualquer ser humano, ou seja, a criança não é imune a influências do mundo social.
Para mudar a forma de trabalhar com a alfabetização de crianças devemos rever alguns conceitos tradicionais, como a idéia da alfabetização ser um procedimento mecânico em que a aprendizagem se dá por etapas de maturação, e seguir um princípio cujo aluno tenha o seu cotidiano representado dentro da sala-de-aula, percebendo que a escola também está englobada na realidade que a cerca.
Após o debate aceca da alfabetização perpassamos pelo texto da Rosineide Magalhães, "Processos iniciais sobre a leitura e a escrita", e uma dúvida acabou sendo levantada sobre dois termos presentes em seu conteúdo: O que é gênero e tipo textual? Há diferença entre ambos?! O silêncio reinou neste momento, rs!. A grande maioria não sabia o que era cada um e muito menos a sua diferença (Faço parte deste gripo, hehehe!).
Mas, como "viver é aprender", fui pesquisar na net e encontrei a definação para ambos na Wikipédia. Não tenho certeza se está certo, caso tenha errado podem me corrigir.
Segundo esta enciclopédia virtual , o gênero difere da tipologia textual por este se referir à estrutura de um texto enquanto aquele significa qualquer forma expressada pela escrita. Exemplos de gênero temos a carta, a cronica, reportagens, propagandas, entre outros, ou seja, é um campo mais amplo.
Já os tipos de textos são compostos por apenas cinco: narrativo,argumentativo, descritivo ,expositivo e injuntivo.



  • narração- tipo de texto onde o tempo e o espaço onde se passa a história são colocados.

  • argumentação- representa a defesa de uma visão por parte do escritor.

  • descrição -relata de forma mais detalhada o seu conteúdo.

  • injunção- forma de texto com a finalidade de instruir.

Uma tarefa proposta pelo professor neste dia foi a elaboração de exercícios que colaborassem para o alcance de certos objetivos presentes no texto para o aprendizado da leitura e da escrita. Meu grupo pensou em tarefas destinadas à crianças de 4 anos, tais como:



  • Para memorização do texto oralmente e a leitura do texto no quadro

Pensamos na música "meu lanchinho" para colocá-la num aparelho de som e escrever a sua letra no quadro. Ao tocá-la, o professor aponta para cada palavra cantada com o dedo para as crianças ligarem a palavra ouvida com a sua escrita. Depois o professor pede para as crianças cantarem sozinhas. Após esta parte, apaga-se algumas partes da música e pedimos para que os alunos digam quais são as palavras que faltam.


Meu lanchinho


Meu lanchinho


Meu lanchimho


Vou comer


Vou comer


Pra ficar fortinho


Pra ficar fortinho


E crescer


E cerscer


Escolhemos este exercício porque a música é uma maneira simples e agradável de ensinar, fazendo com que a criança memorize a aprenda a ler brincando.

  • Exercício de identificação de palavras mais conhecidas a partir do som e a identificação de palavras mais conhecidas

O professor cola as palavras correspondentes a cada objeto que se encontram dentro da sala de aula em seus respectivos lugares. Por exemplo: colar a palavra "porta" na porta, "cadeira na cadeira, etc. O professor também pede para que as crianças tragam embalagens de coisas que elas mais gostam: doces, biscoito, brinquedo, etc. Ao colocar as embalagens e escrever os seus respectivos nomes no quadro, pergunta-se aos alunos se elas sabem o que está escrito. Após isso a professora pede para as crianças encontrarem na sala de aula palavras que tem o som das sìlabas iniciais iguais as das embalagens e percebendo pelo som quais palavras possuem a mesma sílaba. Por exemplo: a criança lê a palavra "Trakinas" e o professor pergunta se som da sílaba "TRA" é o mesmo de alguma outra palavra presente na sala de aula e ela procura qual palvra seria essa e pode perceber que o objeto "Travesseiro" tem as mesma sílaba inicial de "Trakinas" ( TRA e TRA) pois tem o mesmo som.

Com essa tarefa a criança nota que cada sílaba tem um som diferente e está presente em diversas palavra. Assim ela nota como a palavra não é formada apenas por letras, mais por um conjunto de sílabas que representam graficamente o som e se assemelham com diversas outras palavras( o "ca" de "cavalo" é o mesmo som de "ca" de "carteita" , logo começam com a mesma sílaba), além de conseguirem comparar e associar palvras que estão presentes no seu cotidiano.

1 comentário:

  1. Naiara, as atividades estão muito interessantes e coerentes. A pesquisa sobre gêneros deveria estar em uma postagem separada.
    Uma outra observação: seu blog está desatualizado não está atendendo completamente o descritor que enfoca a construção em processo.

    Além disso, ao observar seu blog, percebi que não foram feitas novas postagens.

    É de extrema importância que se faça uma reflexão sobre cada uma das aulas, mesmo que não tenha sido solicitado nenhuma atividade específica. Nestas últimas duas semanas, estamos envolvidos, ainda, com o processo do Exercício Reflexivo. Quando for finalizado, você fará a postagem do resultado dele. Isso não significa que outras reflexões, menos formais, não precisam ser realizadas. Ok? Qualquer dúvida, entre em contato.

    ResponderEliminar